Tintim na América #2


Red Neck Riviera

O voo seguinte levou-me ao pequeno aeroporto de Valparaiso, no norte da Flórida, uma zona privilegiada pela natureza mas jocosamente apelidada de "Red Neck Riviera", porque nos anos 60 e 70 era a zona de férias dos 'rednecks', um arquétipo aplicado em geral às classes trabalhadoras de brancos de zonas rurais de estados do sul.

Era já de noite quando lá cheguei e me fiz à estrada. A fome apertava precisamente quando dei de trombas com um desses 'drive-thru', onde a gente compra toda a espécie de 'junk food' sem sair do carro. Estes sítios funcionam assim: há um microfone onde primeiro fazemos a encomenda e depois andamos com o carro mas um bocadinho e para ir buscar a comida a uma janelinha que se abre mais à frente. O que achei estranho foi que, quando falei ao microfone, o tipo que me atendeu o pedido falava inglês com um forte sotaque indiano, tal qual o Apu dos Simpson (o Apu, para quem não se lembra, é o dono do 'Kwik-E-Mart'). Pois bem: vim a saber depois que estas empresas fazem agora 'outsourcing' e que o indivíduo com quem falei ao microfone estava, não no interior do estabelecimento mas sim...na Índia!

A viagem continuou, ainda meio zonzo com mais esta partida da globalização. Cheguei ao meu destino, fui directo para a cama e acordei às seis da manhã (coisas do jet-lag) com esta vista:


Era a altura de parar de pensar mal. Um dos locais mais bonitos onde estive. Todas as manhãs passei a acordar a esta hora para andar de kayak durante uma horita, antes do duche. Mais duas imagenzitas:



Nos meus passeios de kayak acabava sempre por ver malta a fazer jogging àquela hora da matina. Confesso que nunca percebi o que leva um ser humano racional a fazer estas corridas desenfreadas, comportando-se de forma obsessiva-compulsiva, sem propósito nenhum que não o de fazer exercício físico. E muito menos entendi como é que os americanos conseguiram exportar este hábito insane para o resto do mundo.

Ao tomar duche, volta-me logo a vontade de dizer mal. Aqui não têm o vulgar "telefone" na banheira, há só o chuveiro pendurado na parede e é escaldante. Ora bem: acontece-me sempre, ao fazer as transições água-morna-água-quente, queimar-me. Isto, porque a água chega retardada e, quando vejo que vem muito quente, a minha reacção é "f..." e encosto-me para trás. O problema é que, encostado na parte de trás da banheira, as minhas pernas ainda se estão a queimar, pois o chuveiro é impiedoso. No beco da banheira não tenho escapatória e tenho de me embrenhar outra vez no Inferno para voltar a pôr a água mais fria. Não sei se estão a ver o drama que isto é.

O resto do dia é normalmente passado a explorar a "Red Neck Riviera". Percebo que já não são pobres os que aqui vêm. Mas continuam a ser rednecks: conservadores, ignorantes, ultra-religiosos e....ricos. As zonas recentemente urbanizadas são uma tristeza de arquitectura e de ambiente, a lembrar discursos do Carvalhas. As casas mais ricas são em geral do estilo Vitoriano (para esta malta a ostentação de um certo nível de vida é sagrada) e de um mau-gosto que envergonharia até os condóminos do nosso Parque dos Príncipes. O filme "Truman Show", com Jim Carrey, sobre um homem que, aos 30 anos, percebe que sempre viveu dentro de uma comunidade "perfeita" que é, afinal um programa televisivo, foi filmado precisamente aqui (numa comunidade chamada Seaside, que existe mesmo, com regras de vida impensáveis, que têm que ser cumpridas escrupulosamente).

Os carros, carros normais, quase não existem. Todos os que para cá vêm de férias trazem enormes jupes, 'S.U.V.', 'pick-up trucks' e em particular os famosos Hummer, que ganharam notoriedade na primeira guerra do golfo e passaram a ser usados não apenas para fins militares mas também para recreio de americanos que os acharam tão "cool" nas imagens da CNN que os decidiram comprar, pouco sensibilizados que estavam pelo seu consumo exorbitante ou para os estragos que faz ao ambiente. É também giro ver os autocolantes sobre a guerra que eles colam nos carros, como "I support our troops" (ficamos a saber que quem não é a favor da guerra é como se não apoiasse os tropas no terreno); ou " Freedom is not free" ou ainda vários anti-aborto.

As praias, onde passei a ir à tarde até ao pôr-do sol, são lindas. As areias são brancas como a cal (são de origem calcária) e está mais quente dentro de água do que fora. Dá para fazer horas de 'bodysurfing', sem nunca ter frio. Algumas praias estão amontoadas de gente, outras, mesmo ao lado, estão desérticas.

À noite, caímos na ratoeira de experimentar um restaurante caro e piroso (tinha uma montra iluminada com uma mesa posta e uma garrafa de vinho embrulhada num guarnanapo só para vermos como sabem pôr a mesa). No final da refeição vem a pior notícia que podia ter, nesta fase da minha vida: têm "key lime pie", uma tarte de lima com origem na Flórida, que é a minha sobremesa favorita. Mesmo assim, resisto e como apenas doze.